-
Embarcações em um trecho do Canal Laguna — Araranguá
- Voltar
Documento
Anexos
INFORMAÇÕES SOBRE O ACERVO
Miniatura
CONDIÇÕES DE REPRODUÇÃO
Acervo protegido pela Lei nº 9.610/1998. Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos. É vedada a remoção da logomarca em qualquer situação.
NÚMERO DE TOMBO
IHG-FOT-4763
TÍTULO
Embarcações em um trecho do Canal Laguna — Araranguá
DATA / PERÍODO
déc. 1910
DESCRIÇÃO
Vista de um trecho do canal artificial de navegação pertencente ao projeto de interligação hidroviária entre Laguna e Araranguá, idealizado em 1879 pelo engenheiro Eduardo José de Moraes sob a denominação de Canal Príncipe Dom Affonso, cujas obras foram iniciadas em 1908 para criar uma rota interiorana segura de transporte no litoral sul de Santa Catarina.
Em primeiro plano, no canto inferior direito, destaca-se um pequeno atracadouro rústico de madeira junto ao qual se encontra uma embarcação menor a remos ocupada por três homens trajando vestes claras e chapéus, um dos quais manuseia uma vara ou remo de navegação. Na margem inferior do suporte, consta impressa a legenda "UM TRECHO DO CANAL "LAGUNA – ARARANGUÁ"".
No plano médio, sobre o espelho de águas calmas da calha do canal, navega uma embarcação a motor de médio porte revestida de cor clara, provida de cobertura de toldo plano com bordas recortadas denteadas e sustentada por delgados pilares verticais, conduzindo em seu interior cerca de cinco a seis passageiros sentados. A via hídrica refletora estende-se em direção ao plano de fundo, onde a margem oposta apresenta uma espessa cortina de mata nativa densa, da qual sobressaem várias palmeiras de grande porte com copas frondosas projetadas contra o céu claro.
A imagem documenta a navegação no canal que, em decorrência de entraves geográficos e orçamentários, teve suas obras paralisadas em 1921 na localidade de Pontão, sendo posteriormente reconfigurado a partir de 1927 como um sistema misto hidroferroviário integrado com a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina.
DIMENSÕES EM CM (Altura x Largura)
10,5 x 15,5
COLEÇÃO / SÉRIE
Espaço Construído e Urbanismo | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia > Portuária | Santa Catarina | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia > Transportes > Transporte aquaviário | Espaço Construído e Urbanismo > Infraestrutura e Engenharia > Transportes
LOCALIDADE:
TIPO DE SUPORTE
TÉCNICA FOTOGRÁFICA
AUTORIA / ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
PALAVRA-CHAVE / TEMAS
Vista de canal, Trecho do Canal Laguna-Araranguá, Canal Laguna-Araranguá, UM TRECHO DO CANAL "LAGUNA – ARARANGUÁ", Laguna, Araranguá, Santa Catarina, Eduardo José de Moraes, Canal Príncipe Dom Affonso, via hídrica, canal artificial, embarcação a motor, lancha de passageiros, toldo denteado, atracadouro de madeira, bote a remos, navegantes, palmeiras, mata nativa, Manoel Pinho & Filho, Orleans, Braço do Norte, Pedras Grandes, Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina
QUANTIDADE
ITENS RELACIONADOS
DATA DE ATUALIZAÇÃO
14 de agosto de 2026
CONTROLE INTERNO E GESTÃO DO ACERVO
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
TRANSCRIÇÃO DE ANOTAÇÕES
Verso: 391- BOITEUX.
DIREITOS AUTORAIS
PROCEDÊNCIA DE TITULARIDADE
CATALOGADOR
Leticia Emanuelle Rigo



