Exposição Nacional de Mapas Municipais: Aspectos da exposição
DATA / PERÍODO
1940
DESCRIÇÃO
Detalhe interno dos pavilhões ocupados pela Exposição Nacional de Mapas Municipais no Rio de Janeiro, durante a Exposição Nacional de Mapas Municipais.
A composição apresenta, em perspectiva, diversos módulos expositivos de madeira dispostos pelo salão, organizados por estados. No plano médio central, destaca-se a seção do "RIO GRANDE DO NORTE", composta por painéis verticais e um fechamento superior inclinado, onde estão afixados mapas técnicos e documentação cartográfica, iluminados por lâmpadas incandescentes aparentes.
À direita, observam-se módulos semelhantes identificados como "RIO GRANDE DO SUL" e "SÃO PAULO". O teto do pavilhão é escuro, contrastando com o piso claro e os focos de luz das luminárias e globos de iluminação pendentes. Ao fundo, à esquerda, vislumbra-se um corredor formado pela repetição dos painéis e uma abertura que sugere a continuidade do espaço ou comunicação com o exterior.
Exposição Nacional, X Congresso Brasileiro de Geografia, Rio de Janeiro, Pavilhões, Mapas Municipais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Arquitetura de Exposição, Mobiliário Expositivo, Painéis, Mapas, Cartografia, Iluminação Interna, Lâmpadas, Evento Científico, Geografia, Foto Pão de Assucar A. Bispo