Primeiro Congresso de História Catarinense, realizado em Florianópolis entre 5 e 12 de outubro de 1948
DATA / PERÍODO
1948
DESCRIÇÃO
Registra um grupo de sete homens em pé, posados em linha para o registro documental durante uma churrascada em Florianópolis, Santa Catarina. O registro integra as atividades do Primeiro Congresso de História Catarinense, realizado em outubro de 1948. Em primeiro plano, os sujeitos ocupam o centro da composição sobre um solo de terra batida com vestígios de vegetação rasteira. Figuram o deputado Alfredo Campos, um indivíduo não identificado, o deputado Antônio Nunes Varela, o professor Dante de Laytano, o deputado Raul Schaefer, o professor Paiva Boléo e o deputado Joaquim Pinto de Arruda.
A indumentária de todos os integrantes é formal, composta por ternos completos com paletós de diferentes tonalidades, camisas de colarinho rígido e gravatas escuras. Destacam-se dois homens nas extremidades (esquerda e direita) utilizando paletós de cores claras, enquanto os demais portam tons médios e escuros. No plano de fundo, observa-se um barranco ou encosta coberta por vegetação densa e desordenada, composta por arbustos e folhagens secas, que serve de pano de fundo natural para o grupo. A iluminação é natural e frontal, realçando as texturas dos tecidos e as fisionomias dos retratados, que mantêm posturas solenes, mãos atrás das costas e olhar direcionado à câmera.
Primeiro Congresso de História Catarinense, Florianópolis, Santa Catarina, Dante de Laytano, Paiva Boléo, Alfredo Campos, Antônio Nunes Varela, Raul Schaefer, Joaquim Pinto de Arruda, Professores, Deputados, Autoridades, Intelectuais, Colonização Açoriana, Retrato Coletivo, Traje Formal, Churrascada, Evento Social, Barranco, Vegetação, Década de 1940