Construção da Estrada Itajahy-Joinville, no estado de Santa Catarina
DATA / PERÍODO
1929
DESCRIÇÃO
Processo de construção da Estrada Itajahy-Joinville, no estado de Santa Catarina, em 1929 . A composição organiza-se em três planos sobre o leito da via em terra batida e revolvida. No primeiro plano, duas crianças, um menino e uma menina, estão sentadas centralmente no solo da estrada, enquanto um homem adulto está sentado à direita, sobre a vegetação rasteira da margem. No plano médio, aproximadamente vinte e cinco figuras masculinas posicionam-se de forma estática ao longo das duas margens da via; os homens à esquerda estão alinhados em pé em frente a um talude de terra, enquanto o grupo à direita se distribui de forma mais irregular. A indumentária dos trabalhadores é composta por camisas de mangas longas (algumas claras e outras riscadas), calças de tons médios e chapéus de aba larga; muitos portam ferramentas de cabo longo, como enxadas, pás e foices.
No plano de fundo, o leito da estrada estende-se em perspectiva central para o horizonte, onde se observa a continuidade da via ladeada por densa vegetação arbórea e palmeiras isoladas sob um céu claro e uniforme. A iluminação é direta e zenital, projetando sombras nítidas sob as figuras e ferramentas, o que evidencia as texturas do solo arenoso e da vegetação nativa. A cena documenta a integração das colônias de imigrantes em Santa Catarina através da expansão da infraestrutura rodoviária no início do século XX. Na margem superior central, consta a inscrição manuscrita "ESTRADA ITAJAHY- Joinville", integrada de forma fluida à narrativa documental.
Estrada Itajaí-Joinville, Itajaí, Joinville, Santa Catarina, Construção de Estrada, Engenharia Civil, Infraestrutura, Terraplanagem, Trabalhadores, Figuras Humanas, Crianças, Grupo de Homens, Indumentária Histórica, Chapéu, Ferramentas de Trabalho, Pá, Enxada, Foice, Paisagem Rural, Floresta, Vegetação, Solo de Terra, Fotografia Histórica, Século XX,